Carmen Contábil comemora 25 anos com evento para clientes
A Carmen Contábil, com escritórios em Ouro e Capinzal, celebrou seus 25 anos na quinta-feira (23/03/2023) com os clientes e parceiros na sede da AABB. O encontro reuniu cerca de 180 pessoas.
Os clientes foram recepcionados com um coquetel de boas-vindas seguido de três palestras. A psicóloga e especialista em gestão, Cristina Primieri Bonato, falou sobre “como aumentar os lucros sem aumentar os custos. ” Alexandre Paggi, consultor da EAG, apresentou “As armadilhas que impedem as empresas de crescer”. Por fim, o consultor e palestrante Diego Henrique Silva abordou o tema “Seres humanos de alta performance e ações empreendedoras que transformam”.
Para a empresária Carmem, o evento superou as expectativas. Ela se emocionou com todo o carinho recebido e agradeceu a presença de todos os clientes.
“Foi um momento para celebrarmos os 25 anos da empresa e ao mesmo tempo agradecer a confiança dos nossos clientes. Buscamos oferecer reflexões e novas possibilidades para que as empresas continuem crescendo”, destacou.
História
A história de Carmen Contábil se mistura com a história de vida de Carmem Rosalia Mantovani, que não foi pensada nem planejada, surgiu da necessidade de dar continuidade ao antigo escritório contábil Luther King dirigido na época pelo marido da Carmem, Ilto Baretta, in memoriam, pai do Janriel - sócio atual, que foi impedido de continuar pela triste doença que o levou.
A Carmen Contábil iniciou em Ouro em 1998, com duas colaboradoras, a Sandra que continua até hoje na empresa e Estela, irmã da Carmem, já falecida.
Foram muitas as dificuldades que marcaram a história, além das perdas familiares, a falta de recursos financeiros como na maioria das empresas, a dificuldade para pagar os salários, inclusive com o uso de cheque especial no início. Contudo, sempre buscou manter em dia, os salários, impostos e fornecedores com muito empenho.
Para dar conta, Carmem tirava da empresa o mínimo possível, e fazia todo o tipo de serviço com um único computador que era dividido entre as 03 mulheres para fazer os lançamentos fiscais e de recursos humanos na época.
Logo no início, em fevereiro de 2001, por falta de equipamento e backup confiável, o único computador pifou e todos os dados do sistema fiscal foram perdidos, esse foi o maior problema da empresa em sua história, além da doença e perda do Ilto, pai do Janriel, atual sócio.
A partir de 2005, com boas cópias de segurança e novos computadores, o foco passou a ser a qualificação das pessoas que faziam parte da equipe, como incentivo para conclusão do curso superior, passando a ser um requisito para as novas contratações, estar estudando ou ter concluído a formação na área.
Em 2004, a Carmem formou-se em direito, passou na prova da OAB, se inscreveu como advogada. Nos anos que seguiram, até 2015, além de dirigir a empresa, participava de trabalhos voluntários, sendo na ACIRP, como presidente, coordenadora de eventos e assessora jurídica; na AMPECO no Conselho fiscal; e na Paróquia São Paulo Apóstolo, a convite do Frei Justino, como coordenadora financeira e assessora jurídica.
Em 2010, com o crescimento da empresa pela confiança dos clientes, houve a mudança de sede dentro do município de Ouro, para a sala atual na Rua Felipe Schmidt. A equipe melhor qualificada, com cursos superior e técnicos periódicos de atualização e baixa rotatividade ajudou bastante na melhoria dos serviços, especialmente, para compreender as mudanças diárias nas leis, normas e procedimentos no setor tributário e contábil.
A partir de 2017, com a vinda do sócio Janriel (filho da Carmem) muita coisa mudou. Os investimentos em ferramentas e processos de inovações passaram a ser contínuos, desde sistemas de controles, automação e atendimento online, até a contabilidade integrada mista, digital e física - realidades que vêm sendo aprimoradas.
A comprovação do crescimento veio com a premiação Destaque Empresarial de Ouro, em 2018 e 2019, com troféu de 2º maior contribuinte de ISS - Imposto sobre serviço (evento suspenso em razão da pandemia).
No ano de 2021, a empresa foi selecionada para contar sua história no livro da Acirp – “Empreender No Vale”, juntamente com outras empresas associadas da Acirp, o que foi uma grande honra para os sócios e equipe.
Com o aumento da demanda, o espaço atual em Ouro ficou pequeno e como toda empresa quer continuar melhorando e crescendo, os sócios decidiram abrir uma nova unidade em Capinzal aqui na Cidade Alta, com a participação da nova sócia e contadora Gessica Piovezan, que está na empresa há quase 15 anos e começou como estagiária.
Atualmente a empresa conta uma equipe de 20 pessoas para atender mais de 300 clientes de empresas, além de pessoas físicas, MEIs, produtor rural, associações, partidos políticos entre outros, nas duas unidades, uma em Ouro e outra em Capinzal.
Fonte: Rádio Capinzal.